por que desparasitar

salud cao O nosso cão é mais do que um simples animal de estimação, com o tempo torna-se mais um membro da nossa família. Um companheiro de vida que queremos que esteja connosco da melhor maneira possível. Por isso, devemos ocupar-nos da sua saúde com revisões e planos de prevenção que se ajustem ao estilo de vida. Uma parte importante dos problemas de saúde podem resultar da presença de parasitas externos e internos. Os parasitas externos vivem no exterior do corpo dos nossos animais de estimação, sobre o pelo ou na pele e nas orelhas. Os parasitas internos vivem dentro do seu corpo, nos órgãos como o intestino, o coração e os pulmões.

Os parasitas alteram o bem-estar dos animais de estimação e podem lesar seriamente a saúde deles. Também podem transmitir-lhes doenças graves (como a Leishmaniose). Alguns parasitas representam também perigo para a saúde humana.

Portugal é um país de grande perigo e prevalência de parasitas externos como as pulgas, as carraças, os flebótomos (insetos muito parecidos aos mosquitos) e os mosquitos. Por isso, é tão importante uma proteção completa e continuada, especialmente desde o início da primavera até finais do outono (novembro). Esteja consciente que as pulgas estão à espreita todo o ano já que podem sobreviver nos nossos lares e completar o seu ciclo de vida com o aquecimento da casa. Assim, é melhor fazer prevenção durante todo o ano.

Também é importante que proteja o seu cão dos parasitas internos pelo menos 4 vezes ao ano. Estes parasitas podem lesar os órgãos (aparelho digestivo, rins, pulmões…) e além disso podem transmitir doenças às pessoas.